quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Silicone Governamental? Apenas fins estéticos?


Bem que eu gostaria de falar algo sério e pertinente sobre a famosa remodelação governamental, mas a estética está longe de ser uma área em que eu esteja minimamente vocacionado. Mais vocacionado, sou sem dúvida, para o humor negro. Apesar de procurar sempre não o transmitir, neste blog que a minha mãe acessa (tenho que arranjar um blog anónimo para esses fins, e se por acaso o arranjar algum dia... já sabem... não sou eu).


Procurando meramente um seco e sem piada humor, de tons escuros, permitam-me afirmar que em relação ao Ministro da Cultura, já era tempo que o nosso Primer ter resolvido "despastar" a ilustre criatura. Não o digo simplesmente, por causa da sua performance na condução da pasta do "alimento para a alma", nem tão pouco pelas suas obsessões alupekianas (sim eu sei... Alupec estranhamente não leva K), nem por raiva por não se ter dignado a ter-me respondido numa carta aberta rimada que lhe enderecei, que circulou no meu blog e no Jornal Online "Liberal". Mas sim porque o Ilustre realmente não nos deu sorte nenhuma, pois verdade seja dita, deste que o nosso, felizmente agora EX, Ministro da Cultura assumiu a pasta, foram tantos, tantos os bons artistas que rescindiram contrato com a vida, que, penso eu, que não se deveria ter insistido tanto na continuidade do Ministro. Pois tal como um treinador de futebol, um PM deve ter a capacidade de análise, para discernir, que não obstante um guarda-rede seja muito bom tecnicamente, mas se chegar-se à conclusão, que sempre que ele joga a equipa perde, de que adiante tê-lo lá?


Continuando a falar, não tão seriamente, de remodelações governamentais. Lembro-me de terem-me contado que, (obviamente deve ser mentira... ou não!) na década de 90 o então Primeiro Ministro (CV), numa tentativa de remodelar o Governo equacionou criar uma Pasta que seria o Ministério da Agricultura e Meio Ambiente. O que até pela lógica, tem muito a ver. Há muitas mais ligações e interacção entre Agricultura e Meio Ambiente, do que entre Turismo, Indústria e Energia que é uma superpasta criada ontem, que mais parece um "giant melting pot". Mas, ao que parece, o Dr. Carlos Veiga não criou esse Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, porque alguém reparou que a sua sigla daria... MAMA... E o digníssimo não queria ser rotulado de quem criou a MAMA no governo... enfim... São as vicissitudes que cada um se permite com as suas idiossincrasias.... e que a mudança seja para o melhor de Cabo Verde, pois o resto...é paisagem pop!

Sem comentários: