sábado, 3 de julho de 2010

Sem Designers ou meros plagiadores?

Sem dúvida que o logo em baixo do "Algarve Turístico 10"....



... E o logo da TAP...

Fazem muito lembrar, o logo que ganhou o concurso público para "Marca Cabo Verde"... e que antes de alguém ganhar, ou melhor, antes de se aprovar um logo que vai "representar" o nosso país, devia-se ter em conta muita, muita coisa. Tendo em conta a responsabilidade daí adjacente.

Longe de mim querer falar de estética ou design, pois se tem software com o qual eu não vim instalado built in é exatamente esse. Por outras palavras sou um zero nessas áreas. Mas pelo menos seria bom que que um logo que representa a nossa "marca" deveria ser ao menos mais original.



Mas falando de originalidade e plágios.... o que dizer a uns certos fulanos, que conseguiram uma maioria qualificada, que lhes permitiu mudarem a nossa Bandeira e o nosso hino. E fizeram um trabalho execrável.?

Bem o hino, nunca entendi por que carga de água resolveram mudar. Se alguém souber de alguma razão, por favor, agradecia uma elucidação acerca.

Mudar a bandeira até que entendo, até certo ponto, tendo em conta que era muito parecida com a da Guiné-Bissau, tirando as espigas de milho.... mas caramba... mudar para pior.... é obra!!






Ou vão dizer, que a "nossa bandeira" não lhes parece uma bandeira conhecida?

Como se havia necessidade de deixarmos de ter uma bandeira quase igual à da Guiné-Bissau, para termos uma bandeira parecida com a da União Europeia. Porque raios não se escolheu uma diferente? Quem foram os responsáveis por esta barbaridade? Como se a BANDEIRA dum país fosse algo com se pudesse brincar...




E agora a malta diverte-se a discutir o logo da Marca Cabo Verde, quando nos mudaram a bandeira por uma outra, nada original... e ficamos calados...


A nossa-pseudo bandeira, é para mim a Bandeira da República do MPD em homenagem à União Europeia.

A minha bandeira são os panos di terra...

A minha bandeira são os lenços que cobre a cabeça das nossas kriolas...

E o hino é... Biografia dum Crioulo - De Manuel d´Novas...

Óh nom?

9 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Eu gosto de reclamar da mediocridade. Já reclamei do processo da troca da bandeira e agora ando a reclamar deste plágio (há quem diga inspiração). Sobre isso eu tenho um inquérito no meu blog. Dá-me a tua opinião aqui, please.

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Eheheeh sempre à frente heiin Amílcar...quase que podias me acusar de plágio!! bem...isso prova que podem existir coincidências, sem bem que neste caso, é a nossa reacção a algo... diferente da inspiração para um logo....

Anónimo disse...

LOL! De novo mais uma gargalhada, desta vez à custa do "mas caramba... mudar para pior.... é obra!". E quanto a mudança do hino, não podia estar mais de acordo. O hino antigo era profundo e cheio de significado. Enfim, era nosso: "Sol, sol, verde e o mar..."

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Fico feliz pelas tuas visitas e as respectivas gargalhadas... passa sempre... Quanto ao hino, nao sei porque raios mudaram...sinceramente que nao sei...

Anónimo disse...

Continua a fazer bons posts, com humor e incisão, e terás sempre gargalhadas. :-) E, do meu lado, também não sei... Mas, olha que acabo de constatar que afinal o hino começa com "Sol, suor e o verde mar..." Já começo até a esquecer-me dele. Um dia os FDP responsáveis hão-de pagar por isso. Abraço

Amílcar Tavares disse...

É isso aí Tey :)

Obrigado por ter aceite o descaramento meu de vir fazer publicidade ao meu blog na tua caixa de comentários! :)

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Assim espero caro anónimo... vou ver se encontro na net o hino antigo para ver se não esquecemos...

Amilcar não achei que fosse um descaramento, és sempre bem vindo, pode ser até para fazer algum advertising.... mas era bom tb de vez em qdo fazers uma pub do meu blog... para ver se ganho alguns amigos do teu blog...

Anónimo disse...

Meu Caro, a bandeira nunca foi de um país mas sim de um partido. Idem para o hino.
Se a bandeira e o hino fossem mudados pelo MpD em homenagem ao União Europeia, então porque quando o PAICV ganhou as eleições não voltou às raízes??
É melhor investigares melhores as razões de forma aberta antes de tirares conclusões a favor ou contra algum partido. Lembra, estás a falar de cabo verde, não dos partidos.

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Ilustre Anónimo das 20h01:

1- Sem dúvida que houve um momento da nossa breve história, em que a linha que dividia o partido da nação, ou melhor ainda da vontade de ser um país soberano era uma linha tão ténue que quase que era invisível ou indetectável.

2- Em momento algum tirei conclusões a favor ou contra um partido, pelo menos de forma preconceituosa, até porque me considero um ser bastante apartidário. Pelo que, quando afirmo o MPD isto, ou o PAICV aquilo, o digo de uma forma consciente e imparcial, que apenas está ao alcance de quem não trata os partidos como um clube de futebol.

3- Penso que o PAICV, quando ganhou em 2001, não recolocou o hino e a bandeira antigos, por vários motivos óbvios; primeiro: não fazia sentido, segundo: para onde iria a nossa credibilidade internacional? Quem nos levaria a sério? E por últimos porque, não ganharam com maioria qualificada.

4- Será que existe uma forma de investigação mais aberta do que esta? Expus a todos a minha ignorância, ao perguntar o que não sabia, ou melhor o que não entendia as razões. E recebi várias opiniões e perspectivas.

5- Quanto argumento que Sua Excia. utiliza para justificar a mudança do hino e da bandeira, por terem sido do Partido antes mesmo de sermos Nação, posso até concordar com ele, o que me irrita é, termos tido uma chance válida para mudarmos a bandeira e o hino e o fizemos para pior. Em ambos os casos, principalmente na bandeira. Havia mesmo a necessidade de termos adoptado uma bandeira plagiada da UE com as cores dos EUA? Sei que vivemos muito das ajudas externas, mas era necessário sermos tão "vendidos e oferecidos" assim?