domingo, 28 de novembro de 2010

Felicidade Interna Bruta! Poderá medir-se?



"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
Carlos Drummond




O que o torna feliz? Dinheiro, emprego, saúde, bom relacionamento com amigos e familiares, sensação de que vive num lugar seguro, actividades culturais, meio ambiente preservado?


O Governo britânico quer aferir a felicidade dos cidadãos, a satisfação com a vida que levam. O primeiro-ministro, David Cameron, defende a ideia pelo menos desde 2006 e agora quer mesmo pô-la em prática. O Reino Unido vai começar a recolher estatísticas que poderão levar o país a criar um índice da Felicidade Interna Bruta (FIB), em oposição ao PIB.


O produto interno bruto (PIB) é o índice mais utilizado para determinar a riqueza e o desenvolvimento das nações e que permite compará-las. Mas tem limitações. «Quando há grandes alterações de desigualdade (de forma geral diferenças na distribuição de rendimentos) o PIB ou qualquer outro agregado computado per capita pode não dar uma avaliação precisa da situação vivida pela maior parte das pessoas», lê-se no relatório da Comissão Stiglitz.


Comissão Stiglitz é o nome pelo que ficou conhecido o grupo de peritos convocado em 2008 pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, para identificar outras formas de medir o progresso social. Repleta de nomes ligados economia, à estatística e ao desenvolvimento, a comissão teve pelo menos três prémios Nobel da economia a dar o contributo, Joseph Stiglitz, que é economista chefe do Banco Mundial, Amartya Sen e Daniel Kahneman, e elaborou uma série de recomendações. Um dos pressupostos de que partiu é o de que a forma tradicional de usar as estatísticas «pode dar uma visão distorcida das tendências dos fenómenos económicos».

Os cientistas explicam tudo online, em
stiglitz-sen-fitoussi.fr/en/índex.htm.
«Por exemplo, os engarrafamentos podem fazer crescer o PIB, pois aumentam o consumo de gasolina, mas obviamente não fazem subir a qualidade de vida. Além disso, se os cidadãos se preocupam com a qualidade do ar, e a poluição do ar aumenta, estatísticas que ignorem a poluição do ar vão dar uma estimativa pouco precisa do que se está a passar com o bem-estar dos cidadãos», lê-se ainda no relatório.
Economia da felicidade


A ideia de medir a felicidade dos cidadãos remete para uma área de investigação que floresceu nas últimas décadas: a economia da felicidade. O objectivo é desenvolver novas técnicas de medição do bem-estar e da satisfação social, nascidas no seio da econometria. O Banco Mundial e as Nações Unidas estimulam estes estudos e debates, que têm sido particularmente activos em países como o Canadá, o Brasil ou a França.


Mas o conceito da felicidade interna bruta não convence toda a gente, há quem não acredite que o FIB vingue. «Como conceito é importante», disse à Reuters Ross Walkers, economista do Royal Bank of Scotland. «Mas a felicidade não é algo que se possa medir directamente, portanto olho com cepticismo para o valor acrescido que isto poderá trazer», explicou.


Já a directora dos serviços nacionais britânicos de estatística está satisfeita com a perspectiva de poder lançar-se neste novo tipo de inquérito, que deve começar a ser formulado ainda em Novembro, para ser transformado em perguntas a fazer aos cidadãos já na próxima Primavera. «Há um crescente reconhecimento internacional de que para medir o bem-estar e o progresso das nações é preciso desenvolver uma visão mais abrangente, em vez de nos focarmos apenas no PIB», disse Jill Matheson, citada pela AP.

Obama Leva 12 Pontos


Barack Obama feriu-se durante um jogo de basquetebol entre amigos e familares. O presidente dos Estados Unidos foi golpeado, inadvertidamente, por um jogador da equipa contrária, comunicou o porta voz de Obama.
Barack Obama foi imediatamente assistido, tendo levado doze pontos, uma decisão médico que visou, segundo o comunicado, deixar uma cicatriz menor. Refeito do susto e já perfeitamente recuperado, Obama assistiu com a mulher e as filhas a um jogo entre a Universidade de Oregon e a Universidade de Howard.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Conseguiram calar o "Contra-Informação"

Mudaram sucessivamente os dias em que era exibido, pior ainda, as horas, tudo isso no para que deixasse de ser líder de audiências e pudesse ser silenciado. E voilá... Após quase 15 anos, não foi renovado o contrato entre a "Mandala" (empresa que produz o "Contra-Informação) e a RTP.

Fico com bastante pena. Até porque não o acompanhei tanto como gostaria. Sempre achei meio estranho não se falar mais acerca deste programa. Agora vejo que, não só não convinha ao sistema como as grandes massas, realmente querem novelas e reality-shows fúteis...

Confira a notícia aqui!

Um exclusivo Rigoróptica Lda.


Estão a fazer, tal como a modelo/apresentadora, muito sucesso as armações e modelos de óculos solares que levam a marca de Ana Hickmann Eyewear.


Feitos com material de alta qualidade, acabamento primoroso e design diferenciado, os produtos da griffe vão do estilo glamouroso ao casual, do moderno até o clássico, caindo bem no gosto e no rosto de quem quer estar sempre na moda.


Em Cabo Verde estão disponíveis, exclusivamente na Rigoróptica Lda,
no Alto S. Nicolau - S. Vicente
2315791



Continua o flagelo da fome...


Um estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância ) mostra que a subnutrição diminui, mas aquém do esperado.

Segundo o levantamento, o número de crianças que apresenta algum tipo de subnutrição nos primeiros cinco anos de vida caiu 5 pontos percentuais nos últimos 15 anos. Ainda de acordo com a entidade, a subnutrição mata cerca de 6 milhões de crianças em todo o planeta. Grande parte dessas crianças vive em países subdesenvolvidos, principalmente na Ásia e África.

Com os projectos sociais de combate à fome e à desnutrição estão abaixo do esperado, o Unicef acredita que a subnutrição ainda causará muitas mortes infantis.


Frase do dia


"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"
(Max Gehringer)

Fried Penis

Para quem não sabe a urina é um excelente condutor de energia eléctrica. Por isso meus senhores, evitem urinar em vedações eléctricas... Senão correm o risco de, literalmente, esturricar o pirilau. Pois meus senhores, isto aqui em cima ERA um...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Xatiadu si ta prisenta nhos, "Manifestu Kriolu"...

"Pa silebra Língua Kabuverdianu, i pa nega kel supostu superioridadi di otus língua si riba, nu ta konbida tudu povu kabuverdianu pa nu manifesta na diféza di nos própi língua, ki ta da-nu identidadi di povu, pa nu manifésta di un maneras firmi, i ku konvikison, pa nu iziji ruspetu di nos diretu linguístiku i kultural..."


Para ler o manifesto completo clique aqui!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tim Berners-Lee alerta contra o Facebook


Tim Berners-Lee, o pai da World Wide Web, acaba de deixar um alerta: o Facebook está a criar um "espaço de armazenamento de conteúdos fechado", por não permitir extrair os ficheiros lá colocados.

Num artigo publicado pelo jornal Scientific American, Berners-Lee sublinha que o rei dos portais sociais tem vindo a "fugir dos princípios de adotou no início".

O investigador britânico lembra que a WWW foi criada com base nos princípios de igualdade entre produtores de conteúdos e internautas e que o aparecimento de portais sociais que limitam o acesso a dados e a conteúdos não só lesa os utilizadores como também poderá ser uma ameça para o próprio ecossistema.

"Quanto mais usamos, mais dependentes ficamos. A rede social está a tornar-se a plataforma central - um espaço de armazenamento de conteúdos fechado, que não permite aos utilizadores o controlo total da informação que lá colocam. Quanto maior for o sucesso deste tipo de arquiteturas, maior será a fragmentação da Internet, e menor será a probabilidade de manter este espaço como algo único e universal", atenta o denominado pai da Web.

O Facebook não foi o único alvo de Berners-Lee. O pioneiro das tecnologias aproveitou ainda para lembrar que outras empresas que têm vindo a conhecer um sucesso recente com o desenvolvimento de aplicações para smartphones ou computadores, em vez de optarem por colocarem os respetivos conteúdos e funcionalidades na Web. Neste plano, o iTunes, da Apple, é o principal alvo de críticas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Facebook em Pré-Campanha!

Perambulava eu pelo Facebook, quando me deparei com uma troca de "argumentos?" entre jovens líderes partidários. E como achei que, (na minha simples condição de pobre mortal), poderiam estar a discutir algo menos fútil e mais relevante do que quem arrasta maiores multidões ou o género das mesmas. Sendo eu um atrevido, lá resolvi por o bico na conversation e saiu-me isto... Mas tenho ainda muitas esperanças, na nova geração de políticos... Fruta ke Farinha, pá! Não devem ser capaz de fazer pior! (Espero nós!!)



"Nhôs djunta mom, nhôs fazi pa Kabu Verdi!!!


E deixem-se de superfluosidades... Um Partido deve apenas ser um meio para atingir um fim. E o fim deve ser um futuro melhor... Sei que ainda estamos na primeira década do Sec. XIX, mas isso de po......liticagens e Partidos soa-me muito a século XX!! Espero que não seja só a mim!

Parem mas é, com essa guerra inútil e dispendiosa de Outdoor´s. capital que não temos nesta época de crise. Nem vou perguntar onde é que saíram com tantos fundos para andar a desbaratar à toa. Mas o que é certo é que poderia ser utilizado para algo mais benéfico.

É óbvio que muita coisa "Mesti Muda", como muita coisa precisa continuar a "Mudança" que temos vivenciado. Desafio-os é a sentarem-se juntos numa mesa, e pensarem o que juntos podem resolver conjuntamente. Temos enormes desafios pela frente, nós desta faixa etária. Temos que adaptar Cabo Verde aos novos tempos....


Preocupem-se em fazer com que uma grossa percentagem dos nossos jovens arranjem maneira de auferir pela Internet... Cabo Verde já não se pode dar ao luxo de ter decisores ultrapassados... Usam o Facebook, Srs. futuros decisores? então um bom uso dele... favor não o encham de piccardias inúteis a discutir que teve mais multidão e de qual sexo era a multidão! Discutam por favor algo com mais essência e trabalhem em prole da Nação e do nosso bem-estar.

Sei da vossa opção de quererem ser políticos de carreira. Mas se não trouxerem nada de novo, serão mais uns flops! Ousem ser criativos e sobretudo marquem a diferença com ética e moral. Vejam e revejam os 3 Zeitgeist, e não sejam apenas mais uns peixinhos a chapinhar nos cardumes da bipolarização... O Sistema precisa ser todo formatado! Não serve para os fins propostos. Funciona à base de Lobbys.

Quem disse que um político têm que necessariamente pertencer ao "Dark Side"??

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Denzel Washington


Nome Completo: Denzel Washington
Natural de: Mount Vernom, New York, EUA
Nascimento: 28 de Dezembro de 1954

Denzel Washington entrou na Universidade de Fordham para seguir o curso de Jornalismo, que deixou inacabado para seguir a carreira de actor. Estreou-se em telefilmes e obteve sucesso na telenovela St. Elsewere de 1982.

A sua primeira grande oportunidade cinematográfica foi fornecida pelo realizador Richard Attenborough que o convidou para desempenhar o papel do activista sul-africano Steve Biko em Grita Liberdade / Um Grito de Liberdade em 1987 e dois anos depois conquistou o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo seu desempenho de soldado num batalhão inteiramente negro durante a guerra civil americana em Tempo de Glória, de 1989. Voltaria a repetir a nomeação desta vez para Melhor Actor pelo seu retrato do líder revolucionário Malcolm X de 1992.

A sua carreira solidificou-se em êxitos de bilheteira como O Dossiê Pelicano ao lado de Julia Roberts, Filadélfia, co-estrelado por Tom Hanks - que ganhou seu primeiro Oscar neste filme - o thriller Maré Vermelha, de 1995, com Gene Hackman e o filme de guerra Coragem Debaixo de Fogo / Coragem Sob Fogo 1996.

Depois de protagonizar mais um thriller, O Colecionador de Ossos em 1999, ele obteve mais uma nomeação para Melhor Actor pelo filme Hurricane - O Furacão, baseado na história verídica do pugilista Rubin 'Hurricane' Carter, acusado injustamente de ter participado num duplo assassinato e encarcerado durante vinte anos até que um jovem fã, ao ler a sua autobiografia, tenta limpar o seu nome.

Washington voltaria à cerimónia dos Óscares em 2001, mas como vencedor, pelo seu desempenho no policial Dia de Treino / Dia de Treinamento, interpretando Alonzo Harris, um agente da brigada de narcóticos que, ao acolher um agente noviço (Ethan Hawke), acaba por demonstrar a sua faceta de corrupto.

Ao aceitar o prémio, Denzel o dedicou ao ator Sidney Poitier, homenageado pelo conjunto de sua carreira nessa mesma noite única, que entrou para a história do cinema e da Academia como a noite em que dois atores negros, Denzel Washington e Halle Berry, venceram as categorias de melhor ator e melhor atriz.

Consagrado como uma das principais estrelas de Hollywood, continuou a apostar nos registros dramáticos: em John Q de 2002, foi um pai desesperado que decide manter como refém todo um hospital como protesto por não procederem a um transplante de coração ao seu filho e estrelou em 2004, ao lado de Meryl Streep, Sob o Domínio do Mal, sinistra e competente refilmagem do sucesso dos anos 60, com Denzel no papel que pertenceu a Frank Sinatra.

O ator é casado com Pauletta Washington desde Junho de 1983 com quem tem quatro filhos: John David (1983), Katia (1987) e os gémeos Olivia e Malcolm (1991).

Filmes

2009 - O Sequestro do Metrô |The Taking of Pelham 123|
2007 - O Grande Debate |The Great Debaters| 2007 - O gângster |American gangster|
2006 - Déjà vu |Déjà vu|
2006 - O plano perfeito |Inside man|
2004 - Chamas da vingança |Man on fire|
2004 - Sob o domínio do mal |The Manchurian candidate|
2003 - Por um triz |Out of time|
2002 - Um ato de coragem |John Q|
2002 - Voltando a viver |Antwone Fisher|
2001 - Dia de treinamento |Training day|
2000 - Duelo de titãs |Remember the titans|
1999 - Hurricane - O Furacão |The Hurricane|
1999 - O colecionador de ossos |The Bone collector|
1998 - Nova York sitiada |The Siege|
1998 - Jogada Decisiva |He got game|
1998 - Possuídos |Fallen|
1996 - Um anjo em minha vida (Preacher's wife, The)
1996 - Coragem sob fogo |Courage under fire|
1995 - O diabo veste azul |Devil in a blue dress|
1995 - Assassino virtual |Virtuosity|
1995 - Maré vermelha |Crimson tide|
1993 - O dossiê pelicano |The Pelican Brief|
1993 - Muito barulho por nada |Much ado about nothing|
1993 - Filadélfia |Philadelphia|
1992 - Malcolm X |Malcolm X|
1991 - Ricochet
1991 - Mississipi Massala (Mississipi Massala)
1990 - Uma estranha condição (Heart condition)
1990 - Mais e melhores blues |Mo'better blues|
1989 - Herói sem Pátria (For queen and country)
1989 - Mighty Quinn, The
1986 - Os donos do poder (Power)
1989 - Tempo de glória |Glory|
1987 - Um grito de liberdade |Cry freedom|
1984 - A história de um soldado |A soldier's story|
1981 - A cara do pai (Carbon copy)
1977 - Wilma

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Filme "Futcera" Estreia na Cidade da Praia

Esta Terça-Feira pelas 20h30, apareça e assista a estreia deste filme crioulo no Centro Cultural Português.

Quem faltar será devidamente amaldiçoado... Quem assistir será agradavelmente enfeitiçado!