quinta-feira, 11 de março de 2010

Quem sabe... Responde!




Éramos 3 amigos... Eu, tu e o John... estávamos de férias nos States, já sem muito dinheiro, pelo que decidimos, dividir os três um quarto de Hotel.

Lá encontramos um Motel, em que um quarto com 3 camas custava 30$ Dólares. Cada um de nós deu 10 dólares e entregamos ao recepcionista.

Já estávamos no quarto, quando o Recepcionista reparou que era fim de semana, e portanto, o quarto era apenas 25 Dólares. Então resolveu levar-nos os 5 dólares excedentes.

Mas no corredor pensou: "5 dólares para dividir para 3 pessoas, só vai dar problema". Então resolveu por 2 dólares no seu bolso e deu a cada de um de nós um dólar de troco.

Recapitulando e fazendo as contas, cada de um de nós, pagou 10 e recebeu um dólar de troco. Ou seja, pagou 9 dólares pelo quarto... Vejamos, 9 + 9 + 9 dólares de cada um, dá 27 dólares, mais os 2 dólares que o recepcionista sorrateiramente meteu no bolso dá 29 dólares...

A pergunta que se coloca, é, onde é que foi o outro dólar se eram 30 dólares no princípio!!???

3 comentários:

Unknown disse...

É uma questão de eunciado. Os dados do problema são os 30 pagos, os 3 devolvidos os 2 surripiados e os 25 recebidos pelo patrão. Portando, 30 = 25+3+2 e mais nada! Um abraço aritmético

Zé Rui Lima disse...

É claro que , por 25 dólares o quarto, o preço de cada cama seria 8,333 dólares e não 9.
O Dono da pensão ficou com 3 dólares e não 2.

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Caro Zito; com esse enunciado de facto nem chega a haver problema... mas não era essa a resposta que procurava, não a digo ainda porque vou vos comtemplar com um problema semelhante, mas que, ao inves de faltar dinheiro aparece a mais, e tendo os dois como referencia mais rapaidamente se chega ao discernimento ah!

Ze Rui! como? O que eles pagaram foi 9 dolares e o empregado tem é 2 dolares no bolso e nao 3...