quinta-feira, 17 de março de 2011

A Lógica do CVMA!


Lembro de ter rido muito de um português que disse que em Portugal eram os primeiros no mundo (em algo que já não me lembro) e os segundos na Europa! Isto propósito dos prémios CVMA... como é possível que uma Música não seja a primeira dentro de uma determinada categoria...mas... Atenção! Ganha música do Ano!?

4 comentários:

Ivan Santos disse...

...se não me engano a categoria musica do ano, teve única e exclusivamente votos do publico!
as outras categorias tiveram divisão de peso nas decisões (50% jurados,50% publico)...

Ivan

Margarida disse...

caro Tey...Não é preciso ser muito inteligente para entender. Basta ler o regulamento. Na categoria morna /coladeira a canção estava a ser votada pelo júri e aí não venceu. Comparada com outra mornas e coladeiras o júri entendeu dar a vitória à canção da maria de Barros.
No caso da Música do Ano, a escolha era inteira e exclusivamente do público. E esta foi a decisão do público.

Cumprimentos

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Margarida... explicar até que explica... mas não deixa de ser caricato tal ter acontecido. Mas entendo perfeitamente, a diferença entre o julgamento do público e a decisão do júri. O que me lembra de outra polémica, que aconteceu, acho que em 1996, na eleição da musica do ano. Foi o ano em que saiu o grande album dos Tubarões, que têm músicas excelentes e que são clássicos da nossa música (Mãe Querida, Tunuka, Porton di nos Ilha, etc) MAS, COMO A ESCOLHA ERA DO PÚBLICO, QUEM GANHOU foi uma música do Grace Évora que tinha saido em Dezembro, e que estava muito na moda na altura... "Total Love" música essa que nunca mais se ouviu falar... enquanto que as outras dos Tubarões, são, inegavelmente, marcos na nossa música...

Margarida disse...

E o tempo acabou por julgar a melhor. Não tenho dúvidas que acontecerá o mesmo neste caso. Mas acho benéfico esta forma de poder ter o registo daquilo que o povo gosta em determinado momento e aquilo que o júri especializado escolhe tendo em conta o ponto de vista técnico, musical e artístico.