terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fontes de Energia Renováveis

O departamento americano de energia admitiu em 2007 que se o vento fosse aproveitado na totalidade, em apenas 3 dos 50 estados americanos, poderia dar energia ao país inteiro.

E existem as fontes menos conhecidas, como ondas e marés.

A energia das marés é derivada do movimento marítimo no oceano. Instalando turbinas que captassem este movimento, iria gerar-se energia.

No Reino Unido, existem 42 localizações dadas como disponíveis. Prevendo que 34% de toda a energia do Reino Unido poderia vir só das marés. Da energia das ondas, que deriva dos movimentos da superfície dos oceanos, é estimado que tenha um potencial global até aos 80.0000 tera watt/hora por ano.

Isto significa que 50% de toda a energia usada no planeta, poderia ser retirada deste meio apenas.


Agora, é importante evidenciar que maré, onda, solar e energia eólica, não requerem praticamente energia nenhuma para serem extraidas, ao contrário do carvão, petróleo, biomassa, hidrogénio e todos os outros.


Só com este quatro meios, quando combinados, e quando extraídos eficientemente através da tecnologia, poderíamos dar energia ao mundo para sempre.

Dito isto, ainda existe outro meio de energia limpa e renovável, que ultrapassa todas as outras.

Energia geotérmica do qual, através dum simples processo que usa água, é possível gerar uma quantidade imensa de energia.


Em 2006, um relatório do MIT sobre energia geotérmica revelou que existem 13.000 zetajules de energia na Terra disponíveis neste momento, com a possibilidade de se extrair facilmente 2.000 ZJ com tecnologia melhorada.


O total de energia consumida por todos os países no planeta é cerca de metade de um zetajule por ano.

Isto significa que poderíamos alimentar o planeta durante cerca de 4.000 anos só desta fonte e quando compreendermos que a geração de calor da Terra é constantemente renovada, esta energia é realmente infinita.


Poderia ser usada para sempre!
Isto são apenas algumas das fontes de energia, renováveis e limpas, disponíveis. E com o tempo, encontraremos mais. O importante é que temos energia suficiente e em abundância sem que haja necessidade de poluir, conservação tradicional ou mesmo pagar por energia!

Fonte: Zeitgeist II Adendum

Sem comentários: