terça-feira, 3 de novembro de 2009

Igreja Virtual

Nos EUA, os padres virtuais não têm mãos a medir: as igrejas e missas interactivas multiplicam-se e já há casos de baptismos realizados à distância, "apenas e só" com a Net a servir de intermediária.


Uma reportagem da Associated Press revela que muitas congregações norte-americanas não dispensam as mais recentes funcionalidades tecnológicas quando se trata da evangelização: pastores interactivos, chat, estudos bíblicos, confissões através de mensagens instantâneas, comungar no espaço virtual (pressupõe-se que cada utilizador terá pão e/ou vinho em casa), ou ainda botões electrónicos em que o crente aceita Cristo como Salvador.

Algumas funcionalidades não são totalmente consensuais. É o caso dos baptismos à distância: há igrejas que apenas aceitam fazer baptismos em presença, enquanto outras não hesitam em usar a Net quando se trata de juntar mais uma pessoa à congregação.
Os mentores das igrejas virtuais lembram que a Internet não pretende substituir as missas tradicionais e a visita às igrejas - apenas pretende servir de primeiro constacto com a congregação.


Afinal, também a fé tem de acompanhar o curso dos tempos, como lembra Kurt Ervi, responsável pelas páginas Web da Igreja Central Cristã, que está sedeada em Henderson: "Vivemos numa época e numa cultura em que as pessoas vão à escola on-line, usam o banco on-line, namoram on-line e fazem outras coisas on-line. Por que não criar uma plataforma para que essas pessoas vão à igreja on-line?".


Bem... se há pessoas que acham que tem a legitimidade de fundar Igrejas cá fora, acho que a lata necessária para fundar uma online, não deve ser muito maior.


Estes e outros pensamentos podem ser encontrados na versão completa da reportagem da Associated Press .

2 comentários:

Anónimo disse...

...é no Second Life (mistura de rede social-jogo-sims -vida real-enfim-) passa-se muita coisa nessa tela como se ja nao bastasse agora é aturar testemunhas de juju virtuais...

Hiena( agnostico praticante -eh eh eh)

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Hiena... No Second Life e não só... Páginas e sites específicos de cada igreja. Cobrando sei lá quanto por serviços! Fala a sério!

Quanto ao Second Life estou lá há muito... com o apelido Tey Sinister, se alguém for se cadastrar e quiser ser da minha família, como temos que escolher entre um dos cerca de 10 sobrenomes, escolham o Sinister...Assim seremos da mesma família...