quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Merci India.. (não a do Alberto!)


Cabo Verde vai contar com o financiamento da República da Índia de um parque tecnológico na ordem dos 25 milhões de dólares dentro dos próximos quatro/seis meses.


Este é um dos resultados da missão do ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, José Brito, à Índia, realizado de 19 a 21 do corrente, no quadro da política governamental do alargamento dos parceiros de Cabo Verde, com vista ao desenvolvimento das relações entre os dois países.


José Brito considera que se trata de um projecto que se enquadra no programa que Núcleo Operacional da Sociedade de Informação tem estado a desenvolver com o Ministério da Economia para a produção de software e incubadores de empresas, à semelhança do que Índia fez para a Ilhas Maurícias.


O governante anunciou, ainda, o donativo da República da China a Cabo Verde para o projecto Mundo Novo, num montante inicial de 300 mil dólares, destinado a aquisição de oito mil computadores para os professores.


O chefe da diplomacia cabo-verdiana acrescentou que a Índia pode ser um parceiro estratégico de Cabo Verde nesta sua política de transformação e de se tornar numa ciberairline com pretensão de vender e exportar serviços TIC das tecnologias de informação.


Brito comunicou que a Índia disponibilizou-se, também, em financiar e dotar Cabo Verde com dois Centros de Excelências para formação, a serem implantados nas cidades da Praia e Mindelo, nos domínios das tecnologias de informação e do inglês, com capacidade para a formação de 600 pessoas anualmente.


Dessa deslocação, José Brito regressou, ainda, com a garantia do financiamento para o dissalinizador de São Nicolau, suportado por uma organização mista ¿ Índia, Brasil e África do Sul no valor de 1.6 milhões de dólares.


A nível do ensino, o ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou que a Índia disponibilizou 100 bolsas para a formação de curta duração e duas de longa durabilidade, tudo suportado pelo governo chinês, incluído "largent de poche".


Com vista a facilitar o relacionamento entre os dois países, José Brito assinou com o seu homólogo um acordo de estabelecimento de consultas bilaterais regulares, estando para breve a assinatura do acordo da facilitação dos vistos para passaportes diplomáticos e de serviços entre os dois países.

Fonte: www.portondinosilha.cv

1 comentário:

D. disse...

Nice...
Thank you índia [2]
agora é esperar para ver, mas um centro tecnológico em cabo verde e os investimentos associados pode significar um enorme potencial para o país... e claro mais oportunidades de trabalho (para mim por exemplo) hehehe

And again nice blog!