segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um smile pa MMX

Um Smile à MMX

Apesar de tudo... este é mais um ano fresquinho, a cheirar a novo que entra nas nossas vidas. Tão virgem e imaculado, é este MMX, que não vejo nenhuma razão para não sermos optimistas. Depois de um 2009 destes, recuso-me terminantemente a pensar que o fundo do poço tem um alçapão, e a alma enche-se de esperança e esperanças. Tantas, tantas e algumas tão utópicas que certamente, deixarão de ser meros sonhos, linhas a preto e branco, num ambiente difuso, sem cheiros, sem cor, mas com um roteiro e argumento inacreditavelmente saltitante. Saltitante nas minhas memórias, saltitante entre o possível e o impossível, saltitante entre o passado e o futuro. Enfim, saltitante, ilógico e irreal tal como os sonhos devem ser e o são.


Assim são as esperanças também... e todos os anos, por altura da cambiagem de ano, esperamos que o Mundo melhore, que a existência da raça humana seja baforada por alguma luz divina, que nos conciencialize, que mude as nossas prioridades e sobretudo as dos outros. Pois claro, sempre quizemos que o mundo melhore, mas estamos constantemente à espera que seja o próximo a mudar primeiro. Ninguém quer ser o primeiro bacan, a mudar. A deixar de ter uma atitude competitiva e agressiva em relação ao resto da sociedade.


Muitos consideram que a chave do sucesso, nesta nossa sociedade corrupta e injusta passa por encarar as inúmeras situações em que interagimos com os nossos semelhantes, como uma guerra. E quem age à Ghandi, mais facilmente é rotulado de taná, imbecil e estupidamente ingénuo, ao invéz de ver a sua postura antí-antagonismo, promovedora de consenso, respeitadora e pró-harmonia ser aplaudida e reconhecida pelos restantes.
É muito fácil e até lógico querer um mundo sem violência, sem assassinatos, mas ninguém quer ser o primeiro a baixar as armas, deitá-las fora... pior um pouco.
Três amigos vão comer uma pizza juntos. A pizza tem 8 fatias. Quem vai querer comer só 2 fatias e ver os colegas a comer a terceira?

Sem comentários: