terça-feira, 6 de outubro de 2009

Faz anos hoje - Louis Lumière

No dia 5 de Outubro de 1864 nascia Louis Lumière.






Da Infopédia:

Inventor francês, nascido em 1864 e falecido em 1948, filho de um fabricante de material fotográfico, a ele se deve, com a ajuda do seu irmão Auguste Lumière, a invenção do cinematógrafo, cuja patente foi registada em 1895. Entre outros, foi nesse mesmo ano produzido e exibido (no "Grand Café" parisiense) o filme La Sortie des Usines Lumière , (A Saída da Fábrica Lumière), considerada a primeira película da história do cinema.





Ou seja, sem estes irmãos brothers (citando Bana), não teríamos Cinema... Mas espera? Temos nós Cinema? Bem claro que temos Cinemas, mas não podemos ver filmes nos cinemas. Porque essas salas, são muito melhor aproveitadas, na arrecadação de fundos à custa da fé dos incautos por Igrejas/Empresas. E a outra sala, numa praça bem localizada, serve melhor para reprodução de Cucarachas, vulgo baratas.


Lembro-me, de como me fartei a rir, em 1996, de passagem pela ilha da Boavista, ter perguntado a um transeunte, onde era o lugar mais perto para eu revelar umas fotos... ao que ele de imediato, me respondeu... - No Sal...


Bem... scheize (para não ferir susceptilidades)... 13 anos depois, não é que se algum stranja me perguntar onde fica o cinema mais próximo cá na pseudo-cosmopolita, ilha de S. Vicente... Terei que responder....




- Cinemas, cinemas... temos 2... mas os filmes é que são os mesmos... Fruta ke farinha pá... (para não ferir susceptilidades).


Porque é que não fazemos uma vaquinha A.K.A. rapê e compramos de volta o nosso EdenPark?


Sem comentários: