terça-feira, 6 de outubro de 2009

Preparado para viajar até ao ano 2020?

"A Ericsson levantou o véu sobre o mundo em 2020. Pelo meio, deu-nos a conhecer os planos para as redes LTE, a convergência entre plataformas, e todos os equipamentos que vamos usar no dia-a-dia dentro de 11 anos.







No futuro vai ser possível ver todas as novelas da noite ao mesmo tempo
A Ericsson fez um pequeno exercício de futurismo e criou uma amostra da casa típica de 2020 que anda a percorrer várias cidades do mundo, num camião adaptado para o efeito.
A casa de 2020 chegou a Lisboa ontem e, hoje, foi apresentada a jornalistas. Actualmente já pode ser visitada na Internet.

De todas as demonstrações realizadas destacou-se a infra-estrutura necessária para criar uma rede de Long Term Evolution (LTE, também conhecida como 4G).
A demonstração do LTE permitiu ver como a futura rede 4G permite transmitir três vídeos de HD em simultâneo para um televisor.

Os responsáveis da Ericsson frisaram ainda que poderiam ser transmitidos mais filmes - ou dados de outra ordem - caso a capacidade de processamento dos computadores assim o permitisse.

Numa primeira fase, o LTE deverá proporcionar uma largura de banda acima de 170 Mbps.
Actualmente, a Ericsson já está a testar esta tecnologia na Suécia com Telia Sonera, nos EUA com a Verizon e Metro PCS e, no Japão com a NTT DoCoMo.

Os responsáveis da fabricante de equipamentos de telecomunicações acreditam que a Telia Sonera e a Verizon deverão lançar os primeiros serviços comerciais em 4G já em 2010, mas Hans-Erhard Reiter, presidente da delegação portuguesa da Ericsson, admite só em 2011 se deverá assistir a um lançamento a nível global.

Será que também no 4G Portugal vai integrar o pelotão da frente? O responsável da Ericsson prefere responder com a descrição do contexto actual: "Já existem as tecnologias; falta apenas definir a questão regulatória".
À semelhança das frequências usadas pelo GSM e pelo 3G, as redes 4G vão exigir uma licença para a exploração comercial de comunicações de voz e dados.
A LTE poderá operar em duas frequências: uma situada na banda dos 800 MHz e outra nos 2,6 GHz.

Para ilustrar a vida tal como podemos esperar que possa vir a ser em 2020, a Ericsson criou uma apresentação multimédia com múltiplas personagens fictícias (disponível para o público na Internet), que indicam os seus equipamentos electrónicos favoritos, juntamente com breves descrições da vida nesse ainda longínquo ano.

Um arquivador para memórias digitais registadas ao longo da vida, um sofá de comunicação, uma mala de médico com múltiplos instrumentos ou um eco-passaporte são alguns dos equipamentos que surgem nesta viagem ao futuro.

Numa pequena demonstração da convergência que se espera para os próximos anos, a Ericsson deu ainda a conhecer as potencialidades das comunicações entre TV sobre IP, telemóveis e/ou computadores.

Neste plano, destaca-se o protocolo Rich Communications Suite, que junta várias marcas de telecomunicações no desenvolvimento de sistemas que permitem estabelecer automaticamente conexões para os dispositivos que cada utilizador tem disponíveis a cada momento."

Sem comentários: