quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dengue mata!


A dengue é causada por vírus do gênero Flavivirus, gênero esse composto por vírus RNA transmitidos, na maioria das vezes, por um artrópode, podendo causar doença em humanos. Outros vírus que causam doença de importância clínica são os da febre amarela e da encefalite japonesa1.

A dengue tem ampla distribuição em áreas tropicais, ocorrendo de forma endêmica e eventualmente epidêmica. É transmitida por mosquitos do gênero Aedes, principalmente Aedes aegypti, cuja distribuição e adaptação em ambientes urbanos e peridomiciliares explica a predominância da dengue em cidades.
A doença ocorre com a introdução de paciente virêmico em ambiente onde há concentração suficiente de vetores, e torna-se epidêmica com grandes aumentos na concentração desses. O vírus subdivide-se em quatro sorotipos, que não conferem imunidade cruzada.
Aspectos clínicos da dengue

A maioria dos casos de dengue é autolimitada, cursando com quadro inespecífico de febre, mal-estar e fraqueza. Mais caracteristicamente, intensa dor muscular e cefaléia retro-ocular podem ocorrer, com ou sem rash cutâneo. Laboratorialmente, aumento de enzimas hepáticas, leucopenia e plaquetopenia são alterações compatíveis, mas não específicas da dengue1.

As formas mais graves incluem a síndrome do choque por dengue e a dengue hemorrágica. O choque é decorrente de importante alteração da permeabilidade capilar e grande extravasamento de plasma para sítios extravasculares, e está associado à ativação imune com elevados níveis séricos de receptor de fator de necrose tumoral-a (TNF), interleucina (IL)-8 e outros fatores.
Mais informações clique aqui ou então aqui, ou faça a sua pesquisa

3 comentários:

D. disse...

Parabéns!!
por mais um post esclarecedor, dá até orgulho do curso k escolhi!
muito bem mais uma vez pela sensatez!
bjs

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Thanks...

O pessoal ficou com vontade de saber qual o curso que escolheste... Medicina?

D. disse...

Quase... só não foi porque sou muito perfeccionista para ser médica heheh!
Faço Microbiologia e Imunologia na UFRJ no Rio de Janeiro =)
Só estudo coisinha pequeninas, bactérias, vírus e fungos.. uito a ver com a saúde pública mas também com grande impacto industrial e na Biotecnologia Aplicada!!
heheheh
=)