quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Halle Berry

Primeira mulher de raça Negra a ganhar o Óscar de Melhor Actriz


Antes de iniciar a carreira de atriz, Halle Berry disputou o título de Miss USA em 1986; terminou em segundo lugar no concurso, vencido pela texana Christy Fichtner (também segunda colocada no Miss Universo 1986). No mesmo ano, Berry também disputou por seu país o título de Miss Mundo e ficou em sexto lugar; a coroa ficou com a candidata de Trinidad e Tobago, Giselle LaRonde. Apesar das dificuldades enfrentadas desde cedo por sua família, Halle conseguiu se formar em jornalismo no Cuyahoga Community College, em Ohio. Entretanto, nunca chegou a exercer a profissão.




Em 1989, a atriz descobriu ser portadora de diabetes (tipo 1), antes de gravar suas primeiras cenas numa série da TV americana, a Living Dolls. Certa vez, inclusive, desmaiou por causa da doença nos sets de filmagem da série. Além disso, a atriz perdeu 80% da audição no ouvido direito após apanhar de um ex-namorado, na década de 1990.

Em 2002, ao conquistar o Oscar de melhor atriz com uma interpretação no filme Monster's Ball (Depois do Ódio), Berry entrou para a história do cinema como primeira negra a ganhar a categoria principal de atriz do disputado prêmio. No mesmo ano se tornou a primeira atriz premiada com o Oscar a fazer uma bond girl, Jinx, num filme de James Bond, Die Another Day ).

No ano seguinte, Halle Berry fez uma parte do vídeo musical da canção "Behind Blue Eyes", da banda Limp Bizkit. A canção fazia parte da trilha sonora do filme Gothika, no qual ela atuou.
Halle já foi casada com David Justice e Eric Benét, e namora o modelo Gabriel Aubry desde
2005, com quem teve uma filha nascida em 16 de março de 2008, Nahla Ariela Aubry. Em outubro do mesmo ano, a atriz foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista Esquire.

Sem comentários: