terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hernani - 18 Dez - Auditório



O artista cabo-verdiano, Hernâni Almeida actua pela primeira vez no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na cidade da Praia, na próxima sexta-feira, 18, às 21h30. Pelas mãos de Lutz Meyer-Scheel o jovem mindelense vai apresentar o seu 1º CD a solo... "Afronamim".

No espectáculo Hernâni Almeida vai ser acompanhado pelos músicos Kali nos Teclados, Valdo no baixo e N´Du na bateria e percussão. "Afronamim", com 10 temas instrumentais, nos vários estilos musicais que Hernâni Almeida domina e o influenciaram durante estes anos de carreira, nomeadamente a musica afro e o jazz com essência crioula, e estilos tradicionais como a morna, a coladera e o funaná, com um toque muito pessoal.




Como escreveu o colunista, Hermano Lopes da Silva, numa crónica publicado logo após a saída de "Afronamim" "o disco é um grito de alerta à globalização controlada, eficaz e fonte de prazer emocional. É universal pela sua dimensão crioula das ilhas, quero dizer, tão afro e tão mim (tema1 «Afronamim») como mundo (tema7 «bonnus») e cabo-verdiano (tema2 «Take off di santiagu»). Inequivocamente obra globalizante e essencialmente arte, como valor supremo e produto das emoções estéticas trabalhadas numa sensibilidade musical erudita.


"Hernâni Almeida, nasceu a 7 de Abril de 1978 em S. Vicente - Cabo Verde, tendo iniciado aos 7 anos o seu percurso musical, através de um pequeno teclado, que troca aos 14 anos pela guitarra eléctrica, seu instrumento de eleição, e foi logo que se viu envolvido em vários projectos, primeiramente com alta influência rock entre os quais a banda What, passando também pelos Freak. Do rock e do metal, viria a paixão por outros grandes mestres da guitarra e do jazz, entre os quais Al Di Meola, Paco de Lucia e Pat Metheney.


É claro que essas referências foram essenciais para a formação do guitarrista que, a partir daí, dedicou-se inteiramente à música e aos ritmos cabo-verdianos. De 2000 a 2004 frequentou a Conservatória de Música do Porto, ficando pelo 6.º grau de Formação Musical, passando pela guitarra clássica e jazz. Como o próprio Hernâni diz, seis anos de formação em quatro anos.


Hoje Hernâni Almeida é um conceituado jovem guitarrista cabo-verdiano, músico profissional de sucesso e fonte de inspiração para muitos jovens.







Uns dias atrás, Hernany Almeida, apresentou este concerto ao público mindelense... foi um sucesso retumbante. Todo o mundo ficou embasbacado pela elevada arte do artista e por outros músicos que o acompanharam, que não era tão conhecidos da audiência. Tendo a enorme qualidade surpreendido quem se deslocou ao Marina Mindelo.

Pela Primeira vez estará no Auditório Nacional, na Praia. Se se encontra na Praia, não falte... claro se gosta de música de qualidade...

Sem comentários: