segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tuvalu


Onze dos países sob maior risco das mudanças climáticas reuniram-se em Novembro para discutirem a sua situação em um encontro no Forum de Vulnerabilidade Climática.
Estes são os países que, a situação realmente urge, se não tomarmos medidas energícas, no ponto de vista energético, vamos vivenciar da plateia o desaparecimento de países e o aparecimento de povos sem países.


A pequena nação do Pacífico Sul é composto de nove atóis de corais.


O país perdeu recentemente um metro de terra em torno da circunferência de seu maio atol.
Tuvalu não pode perder mais nada de terra, pois em seu ponto mais largo, o atol tem apenas algumas centenas de metros de largura.

O nome Tuvalu significa oito unidos, na língua local, simbolizando as oito ilhas habitadas que formam um dos menores países do mundo, situado no Oceano Pacífico, no centro da distante Oceania.


Com apenas dez centímetros acima do nível do mar o ponto mais elevado não ultrapassa a marca de cinco metros os 24 km2 de atóis de coral devem ser devorados pelas águas do Pacífico nas próximas décadas.

Os 11 mil cidadãos que fazem parte da nação tuvaluana estarão entre os primeiros refugiados do aquecimento global e inaugurarão um triste capítulo na história do Direito Internacional: formarão uma nação sem território.


Sem comentários: