"(...) A petição não se refere a uma pessoa mas a um edificio histórico da cidade do Mindelo, um dos mais notáveis, situado na principal praça da cidade e em cujas paredes se guardam porventura as mais ricas memórias colectivas da nossa história cultural. Uma reportagem publicada no semanário Expresso das Ilhas trouxe a público uma realidade desconhecida: afinal, ao contrário do que era dado como certo, a venda do Éden Park ainda não é um dado adquirido. O que quer dizer que ainda se vai a tempo de transformar este problema numa grande oportunidade, como não me tenho cansado de defender publicamente em vários palcos e por várias ocasiões. Pois bem, esta petição é sobre isso mesmo e pretendo encaminhar os resultados da mesma para o Ministério da Cultura de Cabo Verde e para a Câmara Municipal de S. Vicente.
O texto de apresentação da petição diz o seguinte:
"O cine-teatro Éden Park, nascido na cidade do Mindelo em 1922 é a mais importante sala de espectáculos da historiografia da cultura cabo-verdiana. Foi dada como certa a sua venda e posterior demolição para a construção de um hotel. Mas ao que parece o negócio ainda não se concretizou. Vamos ajudar a salvar o Éden Park.
Segundo foi noticiado, a venda do Éden Park, a mais importante sala de espectáculos da história de Cabo Verde, não é ainda um dado adquirido. Sendo assim, pretende-se com esta petição apelar aos responsáveis públicos - Governo e Câmara Municipal - que unam esforços e façam tudo o que estiver ao seu alcance para salvar este património cultural e de memória da cultura nacional. Que contactem os actuais donos e que entrem em negociações imediatas para a aquisição deste espaço nobre da cidade do Mindelo. E que façam com que os mindelenses e os cabo-verdianos tenham orgulho de vocês, por não terem ficado parados a ver o Eden Park apodrecer aos olhos de todos, na principal praça do Mindelo. Façam alguma coisa e salvem o Éden Park. Já."
Para assinar a petição, click aqui.
Divulguem por todos os vossos conhecidos, amigos, interessados. Por todos os que já tiveram o prazer de pisar aquele palco ou de se sentar naquela plateia (e balcão) com mancarra na mão para assistir ao primeiro cinema das suas vidas. A quem possa interessar, mesmo não tendo vivenciado directamente a importância deste edifício para a nossa história e para a nossa memória colectiva. Quanto maior o número de assinaturas, mais pressão poderemos fazer sobre os poderes públicos para que não assistam passivamente à morte lenta deste património, que é de todos nós. Desde já, obrigado."
JB in Café Margoso
JB in Café Margoso
Também eu sinto muito a falta do Éden Park e esse é um assunto que me toca muito. Por isso publico aqui um poema/rimas que fiz no dia 06 de Outubro e publiquei no blog, no reivindicar... foquei a minha atenção no Ministro da Cultura que não se dignou a responder-me (tal como se esperava). Mas se tal como se disse, o Éden Park ainda não foi vendido, vamos arregaçar as mangas e por a mão na massa, até garantirmos que as nossas crianças não cresçam sem cinema.
Caro, Ministro da Cultura!
Eu tenho um problema,
que pode até parecer loucura...
Mas eu não vivo sem Cinema!
Não consumo, nem vejo TV,
Pois acho a Publicidade, algo mau!
Há muito que não alugo DVD,
Nem vislumbro os canais da Zau
Só lhe peço expediente
Só lhe peço que faça... o possível!
Para que abra em S. Vicente!
O tal Cinema apetecível...
Não quero saber de desculpas
nem de respostas à AlupeK.
eu não lhe atribuí as culpas
mas que prometa...e não peque.
Até algo eu lhe prometo...
Se abrir o tal cinema...
Jamais lhe apontarei o dedo,
e escreverei em AlupeK... sem problema.
Mas EdenPark pa´Barata
O nosso Tuta pa´Beata
é no mínimo... coisa caricata
Dá para dizer... Oh Vida Ingrata!
EdenPark.... sempre irradiou magia
Comédia, drama, romance e terror
Teve Bandidos, Vilões, valentia e cobardia
Não lhe deem indiferença,... mas sim amor!
Tenho pouco mais a dizer,
Mas muito para rezar
Não sei se sabe o que fazer!
Mas eu sei... devo apenas esperar.
Mas seja o que for... faça!
Para isso está no Ministério
Senão... aconselho-o a ir para casa
Deixe o trabalho a alguém também sério....
mas com um outro critério...
Pois muita gente não gosta do seu trabalho...
O que não é nenhum mistério...
Sem comentários:
Enviar um comentário