quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O fim da greve de fome...



Após 32 dias de greve de fome, Aminetu Haidar regressa ao Sara Ocidental, graças à intervenção diplomática da França e dos EUA. Esperam-se desenvolvimentos nas próximas horas. A casa da activista está cercada pela Polícia.



Aminetu Haidar, em greve de fome há 32 dias, saiu hoje de Lanzarote num avião fretado pelo Governo espanhol, às 22h25 locais (mesma hora de Lisboa) rumo a El Aauin no Sara Ocidental.
O voo durou 35 minutos e, segundo as últimas informações fornecidas ao Expresso por um elemento da Plataforma de Apoio da Haidar, o aeroporto e a casa de Haidar estão cercados por um alto contingente policial e que se aguarda o que vai acontecer.
Os apoiantes da activista pelos direios humanos não desmobilizaram de Lanzarote até receberem confirmação de que Haidar chegou a casa.


O regresso de Aminetu Haidar só foi possível graças à intervenção diplomática da França e dos EUA. Nos últimos dois dias negociaram com Marrocos os termos da viagem, no entanto, subsistem dúvidas quanto ao estatuto que será atribuído a Aminetu à chegada a Marrocos.
Isto porque a 13 de Novembro a activista saruí foi expulsa pelas autoridades de Rabat que lhe confiscaram o passaporte. Desde então permaneceu no aeroporto em Lanzarote.
Aminetu Haidar, que esteve no hospital da capital Arrecife desde ontem à noite, segue viagem na companhia da irmã e do seu médico.

Sem comentários: